ENDOMETRIOSE E INFERTILIDADE

Ter endometriose não é o mesmo que ter dificuldades para engravidar. Muitas pessoas engravidam naturalmente sem nenhum problema e sem nunca saberem que têm endometriose.

Porém, estima-se que em 30 a 50% das portadoras de endometriose possa haver alguma dificuldade para a gestação. E a doença pode atrapalhar a gravidez por muitos mecanismos, como provocando aderências nas trompas e dificultando a busca pelo óvulo liberado ou o encontro do óvulo com os espermatozóides. A atividade de inflamação promovida pela endometriose também pode atrapalhar a fecundação e a implantação dos embriões./p>

Além disso, muitas pessoas com endometriose têm dor para terem relações sexuais, o que também pode diminuir a frequencia de relações e a exposição à gravidez.

O tratamento para a infertilidade em pacientes com endometriose é diferente do tratamento da dor. Bloquear a ovulação com pílulas, por exemplo, não é uma boa opção, pois pode atrasar ainda mais a gravidez. Em alguns casos selecionados podemos utilizar a reprodução assistida e a cirurgia minimamente invasiva.

VOLTAR

Política de Privacidade
© 2024 Todos os direitos reservados. Dr. José Vitor Zanardi. Desenvolvido por Opção Comunicação
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
CONTINUAR E FECHAR